Jetclass Caso de Estudo - Alphacam Jetclass Caso de Estudo - Alphacam Jetclass Caso de Estudo - Alphacam Jetclass Caso de Estudo - Alphacam Jetclass Caso de Estudo - Alphacam Jetclass Caso de Estudo - Alphacam Jetclass Caso de Estudo - Alphacam Jetclass Caso de Estudo - Alphacam Jetclass Caso de Estudo - Alphacam Jetclass Caso de Estudo - AlphacamJetclass Caso de Estudo - Alphacam

Maquinação de peças complexas mesmo em Máquinas de 3 Eixos

“A rapidez e a certeza com que se trabalha.”

Paulo Leal, Programador da empresa Jetclass, utiliza equipamentos CNC à 20 anos e aprendeu a trabalhar com o Alphacam à cerca de 15 anos por ser "mais eficaz". 

A Jetclass é uma empresa portuguesa de produção de mobiliário de luxo e design de interiores. A necessidade de desenvolver peças exclusivas para que cada projeto seja único, culminou no lançamento de uma marca de design próprio. A marca Jetclass nasce com o intuito de criar peças de autor, com coleções de mobiliário, iluminação e decoração que primam pela diversidade de estilos. 



“Eu diria que o Alphacam é capaz de reduzir 80% do tempo de programação”

Paulo Leal, Programador Alphacam

"Na Jetclass, temos um gabinete de design que pensa e desenha as peças (...) depois, é enviado para o ID (Investigação e Desenvolvimento) onde o móvel é desconstruído e criado o processo de como o móvel será construído por peças para a produção, já com as furações, recortes, (...) definidos. Depois insere-se os componentes do móvel no Alphacam em que é feita a programação e depois gerado o código ISO que é enviado diretamente para a máquina, onde o operador maquina a peça".

Paulo Leal, considera que a adaptação ao Alphacam "é um processo demorado" devido à dificuldade em perceber inteiramente toda a eficácia do software, pois para ele "o Alphacam é um programa bastante eficaz, em termos de programação CNC, a probabilidade de errar é muito menor em termos de programação".

"Eu diria que o Alphacam é capaz de reduzir 80% do tempo de programação." A probabilidade de executar uma peça, chegar ao final e obter imediatamente a essa peça é 100% maior, refere Paulo Leal.

Segundo os seus 20 anos de experiência, a grande mudança foi o interface das máquinas. Melhorou a rapidez com que se aprende a comunicar com a máquina enquanto pessoa.

A grande evolução sentida na Jetclass com a entrada do Alphacam, foi relativamente à maquinação dos sólidos, que se tornou mais rápida e mais simples, tanto em máquinas de 3-Eixos, como em máquinas de 5-Eixos.

"Conseguimos agora ter o desenho completo com todos os detalhes que o móvel exige (...) desde boleados, furações, rebaixes, ..., no Alphacam", o que permite aos operadores ter a programação feita diretamente para as máquinas.

"Sem o software, há coisas que nós não conseguiamos mesmo fazer" afirma Paulo Leal, Programador Alphacam.


Sobre a Empresa

Nome: Jetclass

Àrea de Negócio: Mobiliário de Luxo Português e Design de Interiores

Web: http://www.jetclass.pt/


Benefícios alcançados

  • Programação feita diretamente para as máquinas
  • Interação com os sólidos muito mais simples
  • Maquinação de peças de detalhe em máquinas de 3-eixos
  • Programação eficaz
  • Probabilidade de errar menor
  • Execução de peças 100% fiável
  • Rapidez na comunicação com a máquina

Comentário

“Conseguimos maquinar agora peças de alguma complexidade mesmo em máquinas de três eixos, o que antigamente era muito mais complicado (...) Conseguimos agora inserir um sólido e ter o programa praticamente logo feito.”

Paulo Leal, Programador Alphacam


 

 

Anterior  |  Próximo