MCG Caso de Estudo - Alphacam e Cabinet Vision MCG Caso de Estudo - Alphacam e Cabinet Vision MCG Caso de Estudo - Alphacam e Cabinet Vision MCG Caso de Estudo - Alphacam e Cabinet Vision MCG Caso de Estudo - Alphacam e Cabinet Vision MCG Caso de Estudo - Alphacam e Cabinet Vision MCG Caso de Estudo - Alphacam e Cabinet Vision MCG Caso de Estudo - Alphacam e Cabinet Vision MCG Caso de Estudo - Alphacam e Cabinet Vision

Automatização com nesting de cozinhas e roupeiros

“Mais rápido, mais velocidade, a resolver problemas com uma rapidez muito grande”

Estas são as palavras de Luís Gomes, gerente da MCG, sobre as melhorias sentidas com a entrada do Alphacam e do Cabinet Vision na empresa.

A MCG - Manuel da Costa Gomes, Lda, é uma empresa de Barcelos, constituída em 1981, cuja área de negócio é o mobiliário e a carpintaria. Os equipamentos CNC que possuem são, uma máquina de Nesting, uma Seccionadora e uma P2P (Ponto-a-Ponto).



“Cheguei a ter dois arquitetos a trabalhar dois dias, para fazer trabalhos de um dia, tinhamos custos muito elevados (...) que hoje demoram meia hora com o Alphacam”

Luís Gomes, Gerente da MCG

Com a introdução do Alphacam e do Cabinet Vision, houve uma grande mudança dentro da empresa no processo de fabricação, pois passou a ser tudo muito mais automatizado. Com isto, sentiu na empresa alguma resistência à mudança, mas Luís Gomes considera ser normal, pois essa resistência sempre aconteceu, já desde o tempo em que trabalhava com o pai e mesmo nos dias de hoje existe a barreira dos colaboradores mais resistentes à mudança.

Decidiu adquirir os dois softwares (Alphacam e Cabinet Vision) porque, "quero maquinar uma peça (...) passar logo para o software e para a máquina e maquiná-la, e tinha a situação dos móveis que também queria fazer paramétrico", tinham já trabalhos para fazer que com o software da máquina de nesting, não estavam a conseguir, são os argumentos de Luís Gomes.

Consegue agora resolver problemas "com uma rapidez muito grande", pois, por vezes demoravam muito tempo a programar a máquina. Conta uma situação em que chegaram a ter dois arquitectos, a trabalhar dois dias para fazer trabalhos de um dia, o que implicava, obviamente, custos muito elevados. Hoje o mesmo trabalho, demora meia hora feito com o Alphacam.

"Já se começa a sentir frutos desse desenvolvimento", pois conseguem alcançar "novos mercados, novos clientes", uma vez que o tempo de entrega reduziu bastante.

Luís Gomes, mostrou ainda a sua preocupação relativamente à atual dificuldade em encontrar colaboradores especializados para a realização dos trabalhos.

Um projeto que destacou, foi relativamente a um projeto de arquitatura complexo, com mesas octogonais, entre outros. "Nós pegamos no projeto e o que o arquitecto desenhou, foi o que nós fizemos. Foi só pegar nas peças e pô-las e cortar. O próprio cliente veio cá, viu a transformação e ficou admiradíssimo com o processo de evolução em que isto estava (...) A nós deu-nos um certo prazer (...) porque o que ele desenhou foi o que se executou, não falhou a décima de milímetro, bate tudo certo."

"É um programa com muita informação, mas é uma questão de respeito (...) E estou contente" afirma Luís Gomes, gerente da MCG.


Sobre a Empresa

Nome: MCG - Manuel da Costa Gomes, Lda

Àrea de Negócio: Mobiliário e Carpintaria


Benefícios alcançados

  • Criação de mobiliário paramétrico
  • Passagem direta do projeto para a máquina
  • Rapidez na resolução de problemas
  • Redução de custos através da redução do tempo de programação
  • Redução dos prazos de entrega
  • Precisão na construção das peças

Comentário

“o que o arquiteto desenhou foi o que nós fizemos, foi só pegar nas peças e cortar (...) o que ele desenhou foi o que se executou, não falhou a décima de milímetro, bate tudo certo.

Luís Gomes, Gerente da MCG


 

 

Anterior